OS CONCEITOS FUNDAMENTAIS DA PSICANÁLISE

Um estudo detalhado dos conceitos freudianos

Baseado na mesma ideia lacaniana do retorno a Freud, este projeto de pesquisa busca o estudo detalhado dos conceitos fundamentais da psicanálise evitando distorções de leitura tão comuns nesse meio. O projeto que se apresenta a princípio como um grupo de estudos na verdade se revela como um grupo de pesquisa, transmissão e formalização dos principais conceitos psicanalíticos, associando a pesquisa ao estágio curricular dos alunos e a seus trabalhos de conclusão de curso. A forma de divulgação das pesquisas não seguirá apenas o modelo padrão de apresentação em congressos e publicações em periódicos, mas trará de maneira bem mais próxima as discussões para outras pessoas interessadas por meio de um blog criado especialmente para este fim. A proposta da pesquisa se baseia no estudo de um conceito da psicanálise a cada ano. No ano de 2018 o conceito escolhido é o de transferência.

Os interessados deverão enviar email para roberto.mendonca@uemg.br contendo histórico escolar (com média, disponível no Webgiz) e indicação de possível habilidade de leitura em língua estrangeira.

Os alunos selecionados receberão e-mail de confirmação.

Os alunos não selecionados e demais interessados (não-alunos do curso de psicologia da UEMG) serão convidados a participar como ouvintes durante toda a pesquisa, recebendo certificado de participação ao final, de acordo com a carga horária frequentada.

Os encontros ocorrem semanalmente, em data e horário e sala ainda a ser confirmados, na UEMG Divinópolis.

 

Ao lado estão disponíveis o projeto e edital da FAPEMIG para conhecimento.

 

Para seguir o blog, veja o link abaixo

 

 

A NEUROSE COMO NEGATIVO DA PERVERSÃO

Um estudo sobre as perversões em Freud

Busca-se o entendimento do aforismo freudiano de que a neurose é o negativo da perversão, frase contextualizada no início dos escritos de Freud e que foi duramente criticada por Lacan na posteridade. Tem-se como hipótese que o entendimento de tal aforismo não apenas nos conduzirá a um melhor entendimento clínico das perversões, como nos levará também a uma importante discussão sobre a passagem da natureza à cultura, implícita em diversos textos freudianos, o que nos remete à epistemologia freudiana.

Roberto Mendonça

Psicanálise e Afins

Consultório - Formiga-MG

Rua Dr. Teixeira Soares, 359 - sala 202